Low poo e no poo é um dos tema que vem repercutindo muito nas redes sociais, principalmente pra quem está passando por transição ou até mesmo deseja um cabelo mais saudável e natural, por isso decidi fazer um resumo sobre esse tema.
Quero deixar claro no começo desse post que a técnica do low poo e no poo é para todos os tipos de cabelo, desde as cacheadas como as alisadas.
Decidi trazer esse tema, pois futuramente iremos falar sobre ele ou até mesmo irei cita-los em outros posts, apesar de ser um tema muito abordado em outros sites, decidi fazer um resumo aqui no blog pra ficar mais fácil.
Muita gente me pergunta se eu sigo a risca a técnica do low poo, e eu vou aproveitar e responder aqui no post, que não, eu tento evitar algumas substâncias, mas não sigo a risca, até porque eu testo muitos produtos, então acaba utilizando-os, mas não constantemente.
💧 LOW POO:
Low (pouco), Poo (shampoo), resumindo a técnica do low poo é diminuir o uso do shampoo, mas deixando claro que não são todos os shampoos que podem ser usados nessa técnica, apenas podem ser usados os shampoos sem sulfato.
O que são os sulfatos?
São substâncias acrescentadas no shampoos que realizam uma limpeza profunda nos fios, podendo causar ressecamento e perda de oleosidade natural do mesmo.
Já no caso dos shampoos sem sulfatos eles proporcionam uma limpeza leve, porém na medida adequada e hidratação aos fios.
Nem sempre nos rótulos vem escrito o nome sulfato, também existem outros termos pra descrever o mesmo, são eles:
Sulfatos:
◾ Sodium Laureth Sulfate
◾ Sodium Myreth Sulfate
◾ Sodium Lauryl Sulfate
◾ Ammonium Lauryl Sulfate
◾ Ammonium Laureth Sulfate
◾ Sodium Trideceth Sulfate
◾ Sodium C14-16 Olefin Sulfonate
◾ Sodium Alkylbenzene Sulfonate
◾ Sodium Coco-sulfate
◾ Ethyl PEG-15 Cocamine Sulfate
◾ Dioctyl Sodium Sulfosuccinate
◾ TEA-dodecylbenzenesulfonate
◾ TEA Lauryl Sulfate
Ressaltando que os shampoos sem sulfato não conseguem limpar os derivados do petróleo, apenas os silicones.
O que são os petrolatos?
São substâncias que usadas a longo tempo acabam acumulando e formando um filme envolvendo os fios, no qual dificulta a absorção de substâncias necessarias e benéficas a saúde dos fios.
Concluindo, os derivados dos petróleos também devem ser evitados nessa técnica, da mesma forma do sulfato o petrolato também tem outros termos para descreve-los, são eles:
Petrolatos:
◾ Alcano/ Alkane
◾ Vaselina/ Vaselin
◾Petrolato/ Petrolatum
◾Isoparafina/ Isparafin
◾Óleo Mineral/ Mineral Oil
◾ Isododecano/ Isododeceno
◾ Hidrogenated Polysobutene
◾ Parafina Liquida/ Paraffinum Liquidum
💧 NO POO:
No (não), Poo (shampoo), diferentemente da técnica do low poo, o no poo não faz o uso do shampoo, a maioria das meninas que fazem essa técnica utilizam o Co-wash, que é um produto no qual a lavagem é feita com o condicionador.
No caso do Low poo os shampoos sem sulfato conseguem retirar os silicones dos fios, diferentemente do Co-wash que não retira dos fios nem os petrolatos e nem os silicones insolúveis (retira apenas os silicones solúveis), por isso é necessário nesse técnica do No Poo não utilizar produtos que contenha nenhuma dessas substâncias.
Os silicones insolúveis também tem termos para descreve-los, são eles:
Silicones insolúveis:
◾ Dimethicone
◾ Amodimethicone
◾ Cetearyl Methicone
◾ Cetyl Dimethicone
◾ Cyclomethicone
◾ Dimethiconol
◾ Cyclopentasiloxane
◾ Stearyl Dimethicone
◾ Trimethylsilylamodimethicone
◾ Simethicone
◾ Polydimethylsiloxane
◾ Methicone
◾ Phenyl Trimethicone
◾ Dimethylpolysiloxane
◾ Bis-Aminoprorpyl Dimethicone
Olhando assim parece até impossível decorar tanta coisa né?!
Mas saiba que não é, com um tempo você vai se adaptando e só ver qual técnica você faz e focar nisso, com um tempo vira até automático quando você vai comprar seus produtos.
Já existe muitas marcas que até descrevem no rótulo de uma maneira mais fácil pra compreensão de seus consumidores.
Dica:
No começo, quando você ainda não estiver familiarizada com os nomes das substâncias, é só levar uma "colinha" pra te ajudar, tirando uma foto ou um print dos nomes e levando a mesma no dia que você for fazer suas comprinhas. 😉
Espero que tenham gostado do post de hoje, é um pouco extenso, mas contém informações super importantes pra quem está querendo virar adepta à uma dessas técnicas.
Deixem seus comentários, dúvidas, opiniões ou sugestões sobre o post de hoje, e se você tem alguma ideia ou tema de post que você deseja ver aqui no blog, é só deixar nos comentários ou me enviar um e-mail, eu terei o maior prazer de te atender e bater um papo com você.
(contatopoderosadama@gmail.com). ✉
Beijos,
Jozy Lopes 💋
Afinal o que é a técnica do low poo e no poo
Reviewed by Jozy Lopes
on
julho 28, 2016
Rating:
o post ficou super completinho, jozy! Essas técnicas são super legais, ajudam demais a deixar o cabelo mais saudável!
ResponderExcluirObrigada Vick ^_^
ExcluirVerdade, meu cabelo es´ta mudando muito e olhe que nem sigo a risca srsrsrsr
Beijão :*
Finalmente agora sei o que significa, rsrs. Acho que era a única não saber o significado dos termos. Bjs
ResponderExcluir